• Dr Paulo Brasil

TPC não é garantia !!!

Falando sinceramente sobre “ciclos absurdos e sem acompanhamentos” Recuperar o eixo hormonal (hipotálamo-hipófise-testicular) depois dos uso de esteroides, normalizando as concentrações de testosterona e estradiol não garante recuperação imediata da LIBIDO, disposição e bem-estar pós-ciclo. Isso geralmente ocorre por 3 fatores:

▶️ erro diagnóstico e erro da escolha do protocolo pra o atleta;

▶️ erro de doses (superdosagem)

▶️ erro na duração ( mais tempo que o recomendado)

Ocorrendo os equívocos acima, o eixo natural entra em supressão e aí precisa sair correndo para recuperar o estrago, o que costuma chamar de “TPC” terapia pós ciclo, ou seja, estoura-se o cano de propósito e quando está tudo alagado, chama encanador pra diminuir o dano. O ideal é não estourar o cano!!

Essa visão superficial da TPC considera que normalizar a testosterona pós-ciclo restaura o estado fisiológico do organismo como era antes do ciclo. Isso é falho porque ignora os efeitos dos esteroides sobre o sistema nervoso central, ou seja, seu cérebro ainda tem certeza que seus níveis hormonais estão nas alturas! O que faz com que não haja resposta rápida aos efeitos da normalização da testosterona no pós-ciclo.

As mulheres são um bom exemplo disso. Não ocorre supressão do eixo hormonal nas mulheres com o uso de esteroides e mesmo mantendo níveis de testosterona dentro das concentrações fisiológicas, elas sentem os efeitos do crash hormonal quando interrompem o uso de esteroides. Os mesmos efeitos que sentem os homens depois de um ciclo, como baixa libido, baixa disposição, perda de força, humor depressivo. A recuperação da libido, disposição, bem-estar, pode levar muito mais tempo que a simples normalização dos níveis de testosterona.

Por isso é fundamental seguir Protocolos de dose e duração e desta forma evitar tanto o “Crash” como o “down”! Viu como é mais complexo que se imagina?!?

15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 by Extreme Blog. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

Dr Paulo Brasil - Medicina Esportiva, Nutrologia e Performance

Qualquer plano de melhora física é um plano de performance, pode ser recreativo ou profissional mas é performance. Valorize-se e invista em você!

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon