Testosterona e síndrome metabólica a famosa DIABESIDADE

Efeitos metabólicos da terapia com testosterona em homens com diabetes tipo 2 e síndrome metabólica

Até 40% dos homens com diabetes tipo 2 (DM2) e síndrome metabólica (SM) têm hipogonadismo hipogonadotrófico (HH). Homens com HH (queda hormônios sexuais) apresentam risco aumentado de mortalidade cardiovascular (CV) e por todas as causas, bem como de desenvolvimento de DM2 incidente.

Os Estudos randomizados sugerem que a terapia com testosterona tem benefícios significativos para a função sexual, qualidade de vida, controle glicêmico, sensibilidade à insulina, anemia, densidade óssea e gordura e massa muscular magra que podem se traduzir em redução da morbidade e mortalidade em longo prazo. Vários estudos longitudinais e observacionais sugerem melhorias sustentadas em longo prazo nos parâmetros metabólicos e uma tendência de redução do risco cardiovascular e mortalidade por todas as causas, especialmente em homens com risco Cardiovascular aumentado, como aqueles com DM2 e SM. O maior benefício é observado nos homens tratados com Terapia com testosterona para níveis-alvo e por períodos mais longos. Há protocolo para isso é o benefício é enorme pois além do controle das alterações metabólicas, há uma grande melhora da qualidade de vida e não só da sexual.

Fonte: Metabolic Effects of Testosterone Therapy in Men with Type 2 Diabetes and Metabolic Syndrome

Geoffrey Hackett. Sex Med Rev. 2019 Jul.