• Dr Paulo Brasil

Hormônios, performance, longevidade e emagrecimento.

Atualizado: 21 de Jan de 2019

Mitos e verdades sobre um dos temas mais interessantes da medicina esportiva


Muitas vezes procuramos por soluções sem sabermos exatamente o que precisamos. No caso das modulações ou reposições de hormônios é a mesma coisa. Queremos usar e procuramos um justificativa para isso. Confundimos qualidade de vida com performance, confundimos terapia com reposição e sobretudo, confundimos o que usar e como usar.

Uma pessoa que quer perder gordura e ganhar massa tem que entender que este é um plano de performance física, saudável ela já é e por isso seguir as dicas o "Bem Estar" da Rede Globo não farão que ela melhore seu shape.

Performance pode ser competitiva ou recreativa mas é performance. Sempre respeitando o status do atleta, sua experiência e sua condição física. Periodizar é fundamental: pré-temporada, planejar picos durante as competições, saber a hora de tirar o pé e a hora onde é fundamental fazer um off e se cuidar pois ninguém vive em alto nível.


Testosterona, trembolona, oxandrolona, stanozolol, GH, oximetolona e tantos outros. Cada um tem seu propósito e sua indicação. Sempre é melhor associar que subir dose pois manter os níveis mais fisiológicos possíveis é o ideal visando a longevidade do atleta.

Fazer injetável ou oral, promover pico ou manutenção, associar testosterona ou não. tudo isso são atribuições que o médico junto ao atleta tem que sentar e planejar.


Há questões de individualidade que jamais devem ignoradas como: resposta pessoal ao carbo, resposta aos andrógenos, resposta ao uso das testosteronas e ao variação de treinamento. Cada individuo tem sua peculiaridades, com certeza tem elementos comuns a nós todos mas são os detalhes que fazer de um atleta alcançar seus objetivos, seja ele qual for.


Todo incremento hormonal ocasiona uma melhora de 30%, o que é um absurdo em qualquer modalidade mas tudo isso só é possível com uma base alimentar bem feita e treinos bem orientados, ou seja, mérito é sempre do atleta.


37 visualizações

© 2023 by Extreme Blog. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

Dr Paulo Brasil - Medicina Esportiva, Nutrologia e Performance

Qualquer plano de melhora física é um plano de performance, pode ser recreativo ou profissional mas é performance. Valorize-se e invista em você!

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon