- Dr Paulo Brasil
Como avaliar e manejar a Libido
A libido, ou impulso sexual, é afetada por uma infinidade de fatores, incluindo fatores fisiológicos, como um defeito no acesso ou depressão hipotalâmico-pituitária, ou ambientais, como discurso conjugal ou ansiedade. Alterações na libido podem afetar variavelmente os indivíduos, com uma ampla variedade de apresentações clínicas. Estudos longitudinais descobriram que a libido diminui com o aumento da idade masculina. Ao avaliar a libido, muitos estudos usam o domínio desejo sexual (SD), que solicita aos homens duas perguntas relacionadas à libido:
▶️“Nas últimas 4 semanas, com que frequência você sentiu desejo sexual?" ▶️"Nas últimas quatro semanas, como você classificaria seu nível de desejo sexual?"
Após essa avaliação diagnosticar disfunção leve, leve a moderada, moderada e grave.
Outro método o de avaliar, esse eu prefiro e é o que uso no consultório. A escala Sexual Despertar, Interesse e Impulsão (SAID) - um paciente validado relatou resultados medindo 5 itens pontuados, ▶️incluindo
▶️pensamento sexual,
▶️excitação,
▶️bem como interesse e
▶️impulso.
E muuuuuitas vezes as queixas não são coerentes com os resultados laboratoriais, ou seja, exames normais mas o paciente com várias queixas!
Baixa testosterona (definida pela Food and Drug Administration dos EUA como níveis inferiores a 300 ng / dL) mas eu uso critérios SAID pois prefiro já que alcança muito mais as necessidades dos pacientes e atletas!