• Dr Paulo Brasil

A unha do corredor de unha.

Atualizado: 24 de Nov de 2018

As patologias relacionadas as unhas dos atletas.




Uma coisa muito simples mas que pode se transformar em um grande incômodo são infecções, hematomas e unhas encravadas. Podemos não notar no dia a dia mas quando uma unha está doente notamos a cada segundo. As principais patologias da unha envolvidas no dia a dia do corredor são: hematoma subungueal, onicomicose (micose de unha) e a onicocriptocose (unha encravada).

Primeiro é fundamental respeitar o crescimento longitudinal da unha e sempre cortá-la de forma correta: o modo correto de cortas as unhas é de forma a deixar os cantos sempre retos e para isto um cortador de unhas já fabricado neste formato é o ideal. O hematoma subungueal (hematoma embaixo da unha) é na verdade uma coleção de sangue proveniente de trauma durante as pisada. Essa mancha preta na unha são conhecidas como hematomas e pode ocorrer pelo uso de calçado apertado ou não confortável, anatomia do pé que está mais suceptível ao trauma, intensidade exagerada do treino, sobrepeso do paciente. Todas estas causas citadas devem ser corrigidas de forma a minimizar as chances de formação deste hematoma. Mas se mesmo assim ocorrer, um médico deve avaliá-lo e ver qual grau de incapacidade que o hematoma gerou no corredor. Pois as vezes, pode ocorrer uma pressão na unha ocasionando dor pulsátil e lancenante, levando o médico a utilizar um recurso de drenagem em ponto único para aliviar os sintomas pois o hematoma em si será reabsorvido pelo organismo de 15 a 30 dias. Compressa geladas são uma boa alternativa para impedir sua expansão mas tem mais validade se aplicada nas primeiras 48 hora.

Onicomicose ou micose de unha ou fungo na unha é um processo onde fungos se hospedam na lâmina ungueal e assim se alimentam de sua queratina promovendo fragilidade da unha e além de esteticamente não ser aceitável para um atleta que prioriza sua saúde. As onicomicoses com o tempo avançado de infecção começam a alterar o padrão de crescimento longitudinal da unha, promovendo verdadeiras "unhas de gargolas" que tem mais chance de infecção bacterianas, unhas encravadas e traumas podendo até a perder a unha (que está mais frágil) no momento do trauma. Nestas situação é recomendável procurar um médico do esporte para avaliação das funções hepaticas para iniciar o tratamento por via oral e usar esmalte anti-fúngico de Cilopiroxiolamina a 8% que você pode comprar em qualquer farmácia de manipulação e pode tomar também fluconazol 150mg 1x por semana durante inicialmente 6 meses, tratamento barato e efetivo. Além de orientar uma correta higiene desta unha acometida. Dicas como usar no mínimo 1 par de meias por dia e não repetir o calçada 2 dias seguintes são importantes para o sucesso do tratamento. As popularmente conhecidas "unhas encravadas" talvez sejam as mais comuns das queixas em consultório do dermatologista esportivo. Fatores pessoas e de comportamento estão diretamente envolvidos no surgimento desta patologia que pode até tirar o atleta de seus treinos por 30 dias!!!! Fatores pessoais como: hábito de sapato apertados, sopreso e obesidade e anatomia da unha favorável a encravar e fatores comportamentais como a mania de deixar os pés apoiados nos dedos enquanto está sentado (pé de bailarina) todos estes são responsáveis pelo surgimento da unha encravada. Neste caso um dermatlogista esportivo deve ser consultado para a melhor abordagem terapêutica e principalmente a abordagem preventiva. Dependendo do estágio inflamatório da unha podemos lançar mão até da cirurgia e na minha visão a melhor maneira de evitar é, além corrigir comportamentos inadequados, o uso da órtese de unha que mantêm o ângulo da unha aberto evitando assim um novo processo inflamatório. Mas cada caso deve ser avaliada individualmente para que seja proposto a melhor terapêutica e assim o paciente não fique longe de seus treinos. Outra dica importante é cortar as unhas de 20 em 20 dias.

4 visualizações

© 2023 by Extreme Blog. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

Dr Paulo Brasil - Medicina Esportiva, Nutrologia e Performance

Qualquer plano de melhora física é um plano de performance, pode ser recreativo ou profissional mas é performance. Valorize-se e invista em você!

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon